---


Bem vindos ao blog do meu gabinete político, onde publico notícias do meu mandato

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

VEREADORA TEM APROVADO PROJETO DE LEI VISANDO A INCLUSÃO DA MULHER NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O Projeto de Lei foi proposto pela Vereadora Carine Frassoni




        Nas últimas décadas, presenciamos um dos acontecimentos mais marcantes na sociedade brasileira, que foi a inserção, cada vez mais crescente, da mulher no campo do trabalho, fato este explicado pela combinação de fatores econômicos, culturais e sociais.
          Na luta pela valorização da mulher em todas as áreas da sociedade, a Vereadora Carine Frassoni percebendo o crescimento do índice de mulheres que estão buscando se qualificar e trabalhar na Construção Civil elaborou o Projeto de Lei que visa gerar empregabilidade neste setor às mulheres.
      O Projeto determina que haja a reserva de 5% das vagas de empregos na área operacional da construção civil para mulheres, no que tange às obras públicas.
           O aumento da participação de mulheres nas empresas do setor significa uma forma de atenuar a demanda por mão de obra qualificada e, mais do que isso, é uma conquista da sociedade e das mulheres em um segmento historicamente dominado pelos homens.
           A vereadora Carine ressalta que “Atualmente a mulher brasileira ocupa grande parcela do mercado de trabalho, sendo, muitas vezes, a provedora da família. Por conta disso, é necessário que se aumentem as possibilidades de empregos para pessoas do sexo feminino,     principalmente em áreas onde o emprego feminino é meramente residual, e temos visto que, diversos projetos têm empreendido cursos profissionalizantes que preparam mulheres para atuar na Construção Civil propriamente dita com competência, comprometimento e dedicação.”
           Na última sessão do ano, este Projeto foi aprovado pelos demais vereadores e, agora, a Vereadora Carine anseia que seja sancionado pelo prefeito municipal.
         Por outro lado, Carine lamenta muito que outro Projeto por ela apresentado não tenha sido aprovado, onde o tal propunha a instituição de um Sistema de Diagnóstico da Situação da Mulher e o Índice de Qualidade de Vida da Mulher no Município, que, se aprovado, facilitaria a percepção da real situação vivida pelas mulheres, possibilitando então, ações de erradicação das necessidades diagnosticadas.

            Como representante, única mulher na Câmara de Vereadores, Carine Frassoni garante que continuará elaborando Projetos que beneficiem a classe feminina, assim, reafirmando o seu compromisso com as mulheres, lutando para que tenham seus direitos garantidos em todas as parcelas da sociedade.

Nenhum comentário: